14 9 9779-7477
O Municipio de Águas de Santa Barbara

O Municipio de Águas de Santa Barbara

  • Category: Ciencia
  • Date: 19-06-2019

O Município

Em 1866 a primavera ainda tinha jeito de primavera. As temperaturas amenas e as chuvas menos intensas que no verão deixavam o clima mais propício para uma viagem longa. As três carroças e os cinco burros estavam prontos, carregados com mantimentos, munições, armas e ferramentas para atender às necessidades dos 26 adultos e 12 crianças que estavam de partida.

A pequena cidade mineira de Carmo do Rio Claro foi ficando para trás. José Marques do Valle era o chefe da comitiva, composta pelo seu filho, Mizael Marques do Valle, os irmãos Salustiano Bernardino de Souza e Carlos Bernardino, suas esposas, filhos, escravos e serviçais.
Na mesma proporção do ânimo que impulsionava tais aventureiros em busca de novas terras, as dificuldades foram se apresentando uma a uma durante a caminhada.

Depois de três meses de viagem, uma jararaca tirou a vida de Anastácia, uma escrava cozinheira. Já em território paulista, Josias, que lhes servia de guia, morreu ao cair numa pirambeira. Em seguida, quando o grupo passava próximo a Araraquara, Mizael contraiu uma forte febre. Com ervas do mato, a cura veio através das mãos de Ezequias, escravo da família.


Leia mais: https://www.aguasdesantabarbara.sp.gov.br/cidade/index/

Share This

Comments